29-06-2011 22:49

Própolis mineiro

Uma avó não se engana, dá conselhos e sabe o que indica

Bruno Frade

Imagem: Reprodução

Com a queda da umidade do ar e a aglomeração das pessoas em locais fechados, o inverno se torna propício para as gripes e resfriados. Como consequência dos males que atingem o aparelho respiratório, as dores de ouvido, inflamações na garganta e outras enfermidades acometem aos doentes. Acabamos sempre na farmácia gastando dinheiro, comprando analgésicos, antibióticos e vitaminas.

Entretanto, a sabedoria popular, como dizia vovó, cura muitas doenças. “Vai lá menino, usa o própolis que é tiro e queda!”. E não que a vovó está certa!? Pelo menos para os pesquisadores que descobriram no “própolis verde” propriedades funcionais antes desconhecidas.

Em meio aos alecrins do cerrado, o própolis verde apresenta o principio ativo “artepelin – C”, segundo especialistas, capaz de prevenir até o câncer. O clima das regiões Sul e Central favorece a produção do antibiótico natural.

O Instituto Mineiro de Agropecuária estabeleceu que Minas Gerais é o primeiro estado a produzir a substância no Brasil. Segundo a Cooperativa Nacional de Apicultura, a Conap, o estado é responde pela produção de 20 toneladas de própolis verde por ano. Grande parte do produto é exportado para países asiáticos.

Fonte: IMA

—————

Voltar


Tópico: Própolis mineiro

Não foram encontrados comentários.