apresentação

É de autoria do repórter e comentarista político Ricardo Kotscho a frase: “Independente da plataforma em que o jornalista trabalha, o importante é contar boas histórias”. No Brasil, poucas publicações se prestam a este ofício. Destaque para a piauí, referência no quesito novo jornalismo, e para a Brasileiros, única revista dentre as mais reconhecidas voltada à produção de conteúdo a cerca de relatos de personagens.

No ambiente on-line, onde a pluralidade de pensamentos e títulos se torna ainda mais evidente, poucas são as experiências que seguem esta lógica. Durante a ditadura, o jornalismo impresso inaugurava com a revista Realidade um novo estilo de abordagem, em que o texto e as boas histórias tinham maior importância. Extinta, a publicação ainda serve como modelo para o meio, que mesmo com o advento da web carece de veículos que subvertam a padrão comum: a fonte como base para o bom jornalismo.

Dominada pelo hard news (notícias quentes), a web se notabilizou por apresentar um texto construído com lead e outras técnicas de engessamento da redação, que por ora, contribuem para eliminar a subjetividade, importante elemento de contextualização. Por isso, raras são as experiências de revista no ambiente virtual. Normalmente, quando estas são levadas para o universo on-line, caracterizam-se por reproduzir a lógica do jornalismo impresso.

Em Minas Gerais, a prática do jornalismo on-line – transferência do conteúdo do impresso para as mídias digitais – se torna ainda mais intensa. Com poucas revistas impressas, sítios eletrônicos precários em atualizações e alimentados basicamente por notas e reportagens já publicadas, o webjornalismo ainda aparece como um “campo para visionários”.

Apresentadas alguns dos atributos do mercado editorial, pensou-se em desenvolver uma webrevista com foco em personagens mineiros ou que tenham vínculo com Minas Gerais. Pretende-se contar “boas histórias”, conforme colocou Kotscho, que utilizem técnicas do novo jornalismo e sejam apresentadas em formato multimídia, respeitando as peculiaridades textuais da plataforma web e a possibilidade de convergir, interagir e integrar a revista a diferentes mídias e dispositivos.

Redação da webrevista O Trem

08 de junho de 2011


editorial

08-06-2011 14:38

Ser mineiro

Lucas Alvarenga Editor-chefe de O Trem Dizer que Minas são muitas é algo absolutamente desnecessário. A vastidão territorial do estado já indica a tendência à pluralidade. Além do mais, a capacidade de reunir o passado e o presente revela o quão complexo se tornou a sociedade mineira ao longo...

Ler mais

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O Trem indica

>> Ah! Cidade: webrevista sobre o cotidiano dos moradores de Belo Horizonte.

>> Digitais, da Revista Brasileiros: seção de áudio slide show que apresenta histórias de personagens de São Paulo.

>> Esquinas de Minas: programa da Rádio Inconfidência FM sobre temas do universo musical mineiro.

>> Histórias da Cidade: programa da Rede Minas sobre histórias de coisas e personagens da capital mineira.

>> Manuelzão dá o recado: boletim semanal sobre o Projeto Manuelzão, da UFMG.

>> Prosa rural: produzido pela Embrapa, o programa divulga a tecnologia, a cultura, serviços e histórias do meio rural.

>> O sotaque de Belô: publicação sobre o modo peculiar de falar do belo-horizontino.

>> Suplemento Literário: apresenta críticas, reportagens e produtos sobre Minas Gerais e para Minas Gerais.

>> Texto Vivo: página na web voltada à publicação de reportagens-perfil sobre os mais diversos assuntos.

>> The Piauí Herald: um dos blogs mais irreverentes do webjornalismo brasileiro e adepto ao novo jornalismo.

>> Vida Breve: site de crônicas ilustradas que apresenta nomes renomados do jornalismo brasileiro.

>> Vozes do Vale: podcast semanal desenvolvido por jovens do e sobre o Vale do Jequitinhonha.