09-06-2011 02:16

O encontro entre Tiradentes e o Japão

Prédio da Assembleia Legislativa de Minas reúne tradição japonesa com "talentos de aço" 

Heitor Zagnoli

Criação nipônica, o Ikebana

Imagem: Reprodução

Quem diz que Minas não carrega um pedacinho do Japão se engana. Em Ipatinga, cidade pulsante da região do Vale do Aço, o sol reluz em olhos puxadinhos. E a prova da influência nipônica no município é que os ipatingueses trouxeram para a capital mineira a exposição 103 Anos de Imigração Japonesa no Brasil, aberta ao público até a próxima sexta-feira, dia 17.

O local é outra surpresa para os desavisados: trata-se da galeria de arte da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no Palácio Tiradentes. Local que, certamente, vai muito além de fotos da época em que política se fazia com longos discursos.

A mostra promovida pelo Centro Cultural Tikufukai reúne trabalhos de centenas de crianças do Brasil e do Japão. Seu intuito é promover o intercâmbio cultural, muito além do encontro entre o sushi e o pão de queijo.

Há quatro décadas, Ipatinga possui uma cultura fortemente influenciada pela terra dos samurais e dos tigres. Seus imigrantes preservam até hoje tradições como as artes milenares da Ikebana, do origami e da pintura Sumiê. Também se destacam por lá a caligrafia e a culinária japonesa, além da cerimônia do Chá - um saboroso contraste com a cultura do café.

Fonte: Teatro ALMG

—————

Voltar


Tópico: O encontro entre Tiradentes e o Japão

Não foram encontrados comentários.