04-07-2011 16:47

Cisnes negros de presente

A SÉTIMA ARTE IMITA A VIDA

Museu recebe cisnes negros em comemoração ao aniversário da fundação

Por Rafael Sandim

O Museu Mariano Procópio, de Juiz de Fora, na Zona da Mata, foi presenteado. Cinco cisnes negros, Cygnus atratus, foram entregues ao local em comemoração aos 90 anos de fundação.

O motivo que causou o bom desempenho do casal de cisnes que tiveram os filhotes foi o bom habitat e a alimentação em dia. O nascimento da ninhada aconteceu no último dia 13. Os cisnes farão companhia aos outros seis adultos que já tinham no local, somando 11, ao todo. Agora, é esperado que um casal de cisnes brancos acasale. Porém, a espécie tem mais dificuldade para procriar. Uma das exigências para acontecer é estarem em um lugar com pouco barulho e movimentação.

No cinema, o cisne negro serviu para representar a trajetória de uma bailarina vivida por Natalie Portman, no filme homônimo. O drama segue a dançarina Nina, que, após ficar no lugar de uma dançarina veterena, começa a se exigir cada vez mais e, devido a pressão, obter problemas psicológicos. O cisne negro, no balé, representa malícia, sensualidade e maldade, característica que faltam na inocente e delicada Nina, que, no decorrer da trama, muda para se adaptar ao papel que precisa exercer.

O filme foi aclamado pela crítica especializada e, além de fazer sucesso com os especialista, teve uma bilheteria digna de blockbuster. Cisne Negro abriu caminhos para o prêmio de Melhor Atriz para Natalie Portman e foi indicado as categorias da Academia: Melhor Filme; Melhor Diretor, para Darren Aronofsky; Melhor Fotografia; e Melhor Edição.

Trailer em espanhol de Cisne Negro - incorporado devido à ausência de um em português, com código para a página

—————

Voltar


Tópico: Cisnes negros de presente

Não foram encontrados comentários.