20-06-2011 11:05

Um elefante na sala de estar

A SÉTIMA ARTE IMITA A VIDA

Detectores de metais em escolas podem evitar tragédias como a do massacre em Columbine

Por Rafael Sandim

A lei que determina o uso de detectores de metais em escolas da rede municipal com mais de 500 alunos foi sancionada na última sexta-feira, dia 17. O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, que sancionou a regra. Agora, todos os alunos precisam passar pelo detector de metais antes da aula.

Se essa lei já existisse em todas as escolas há algum tempo e em todos os países, muitas tragédias teriam sido evitadas, como o massacre de Columbine, nos Estados Unidos. A história inspirou o filme Elefante, de Guns Van Sant, premiado com a Palma de Ouro, no Festival de Cannes de 2003. O filme quase parece documentário. A trama segue o cotidiano de estudantes e funcionários em uma manhã que parecia ser como qualquer outra. O problema é que dois alunos, Eric e Alex, elaboraram um plano para matar vários jovens que estiverem no local e entram armados no colégio para cumprir o objetivo.

Além de falar sobre bullying no ambiente escolar, Elefante é uma obra que mesmo que não se preocupe em explicar como os jovens se tornaram tão crueis ao ponto de cometerem os crimes, mostra ações na rotina deles como uma possível explicação, mas não forçada. Os jovens assistiam programas sobre Hitler e são viciados em jogos violentos de computador. A sensação de inquietude toma conta porque o espectador sente que está vendo o filme muito longe, já que a história não conta com cenas fortes dramáticas antes do ato final. É como se estivessemos vendo um vídeo caseiro até enterdermos sobre o que se trata. Para isso, o diretor também aposta em seqüências sem cortes em que guia alguns personagens enquanto andam pela escola.

Elefante é cheio de símbolos que remetem aos problemas que os adolescentes enfrenta, como construção da personalidade, preconceito e alienação. O título do longa , segundo Van Sant, significa coisas que incomodam as pessoas e que elas tentam ignorar, como se um elefante estivesse na sala de estar.

Eis o trailer de Elefante: uma ótima pedida para esta semana

—————

Voltar


Tópico: Um elefante na sala de estar

Não foram encontrados comentários.