30-06-2011 14:49

Ração dos fungos

Técnica criada por pesquisadores da UFV mistura fungos nocivos à saúde de animais ruminantes para eliminar parasitas encontrados no solo de pastos

Kátia Brito

Imagem: Divulgação/ UFV

Em breve, criadores de gado e vaca economizarão em vermífugo, passando a destinar o dinheiro a outras necessidades dos animais. A equipe do professor Jackson Victor de Araújo, da Universidade Federal de Viçosa, descobriu que acrescentar determinados fungos à ração ou sal vegetal dos animais é uma potente forma de se afastar as doenças que tanto prejudicam as criações.

A lógica é simples. Após ingerirem o alimento misturado a um pó concentrado de fungos, os microorganismos matam os vermes existentes no aparelho digestivo dos animais. Quando eliminados por meio das fezes, esses mesmos fungos continuam tendo sua relevância, pois passam a matar os agentes presentes no curral e no pasto.

O professor Araújo acredita que o vermífugo será uma despesa praticamente irrisória no orçamento dos criadores. Agora a equipe só aguarda um parecer do Ministério da Agricultura.

Fonte: Universidade Federal de Viçosa (UFV)

—————

Voltar


Tópico: Ração dos fungos

Não foram encontrados comentários.