23-06-2011 16:00

Nos trilhos da autossuficiência

Se não for igual ao petróleo, autossuficência mineira em gás natural poderá gerar benefícios em amplas áreas

André Martins

Imagem: Wellington Pedro/ Divulgação Imprensa MG

De Minas poderá vir a energia que o Brasil precisava para crescer ainda mais. Uma grande reserva de gás natural, de aproximadamente oito milhões de metros cúbicos, foi descoberta, justamente, na bacia do São Francisco, região que sofre com a desigualdade social. Um dos poços, que dentro de dois a três anos responderão pela produção de 33% do gás brasileiro importado da Bolívia, está localizado em Morada Nova de Minas, na região central do estado.

A área abençoada para a economia mineira e brasileira correspondente a 400 quilômetros quadrados. Como foi explorado apenas 13% do total da área de 2.918 km2, as chances de se encontrar ainda mais gás no local são grandes, para contentamento geral. Caberá a empresas como a Petra, Petrobras e ao consórcio Cebasf o estudo destas "minas gaseificadas".

Com a demasiada oferta, as projeções são de queda no preço do item. Bom para aqueles que possuem carro à gás. A descoberta da "Bolívia brasileira", entretanto, é insignificante para os donos de carro a álcool ou gasolina, que já há alguns meses amargam um incômodo aumento dos combustíveis nas bombas.

A maior reserva de gás brasileiro se concentra na bacia Amazônia, local que oferece diversas inviabilidades de exploração devido às peculiaridades naturais da região. As expectativas se voltam agora, inteiramente, para Minas Gerais. Perfurações em outros pontos do lote SF-132 estão sendo realizadas a fim de confirmar a autossuficiência de gás natural do estado e, quem sabe, se não for sonhar demais, do Brasil.

Fonte: Agência Minas e redação

Confira também:

- Anastasia responde sobre o gás natural mineiro

—————

Voltar


Tópico: Nos trilhos da autossuficiência

Não foram encontrados comentários.