03-07-2011 17:36

Alma penada é fichinha

CRÔNICAS E HISTÓRIAS SOBRE MINEIROS

Olhos fechados para Itamar, olhos abertos para os mineiros em relação a Zezé

 

Por André Martins

Imagem: José Cruz/ Agência Brasil

Itamar Franco faleceu na manhã deste sábado, aos 81 anos de idade. O então senador por Minas Gerais perdeu a batalha para a leucemia, também conhecida como câncer no sangue. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein desde o dia 21 de maio.

Os veículos de comunicação hoje reverenciam o ex-presidente que assumiu o comando do Brasil com o impeachment de Fernando Collor, em 1992. Por certo, farão muito estardalhaço como é de praxe, o que se contrasta com a discrição de Itamar. Ele, um baiano que se considerava mineiro, teve trajetória política discreta. A vida pública foi irrepreensível. Itamar foi uma personalidade correta enquanto homem público.

Como sou partidário do princípio “Daí a César o que é de César”, ressalto a importância fundamental do governo Itamar para a consolidação de uma nova economia no Brasil, o que pavimentou o caminho à prosperidade financeira que o país hoje goza. O real, que muitos acreditam ser uma conquista da administração FHC, foi engendrado no período em que Itamar estava na presidência.

Após a cremação do corpo que acontecerá em Belo Horizonte e a comoção dos parentes, amigos e lideranças políticas as coisas tendem a se aquietar. É a vida que segue. Aí que o “bicho pega.

O que me preocupa um pouco é pensar naquele que ocupará a cadeira de Itamar no Senado, o presidente do Cruzeiro, Zezé Perrella - personalidade polêmica que dias atrás era investigado pelo Ministério Público e Polícia Federal. Não é a primeira vez que isso acontece, é importante ressaltar. Hoje, Zezé tenta se esquivar da acusação de enriquecimento indevido por meio de transações empresariais ligadas ao ramo esportivo.

No contexto atual, os políticos em atuação oferecem maior perigo que alma penada. Itamar Franco que descanse em paz. E nós mineiros, abramos os olhos, que seja daqui para frente. Não dava pra dizer que ninguém sabia. Posso parecer cruel, mas era algo plenamente possível desde o dia primeiro de janeiro.

—————

Voltar


Tópico: Alma penada é fichinha

Não foram encontrados comentários.