13-06-2011 14:55

Voos atrasados no cinema e em Minas Gerais

A SÉTIMA ARTE IMITA A VIDA

Entre aviões e voos atrasados, uma pausa para o cinema

Por Rafael Sandim

Parecia ontem quando, em dezembro, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, registrou o maior número de voos atrasados do Brasil. Conforme afirmou a Infraero, passageiros de 35,8% dos voos previstos tiveram que mofar em seus assentos mais de meia hora. Exatos 7,4% de aviões preferiram terra firme. O número foi tão preocupante que superou a média nacional, de 19%. E TAM-TAM-TAM-TAM: a empresa líder no número de atrasos em voos domésticos é a TAM, TAM, TAM, TAM, com 137 dos 576 voos cancelados.

Além destes problemas, recentemente um aeroporto que leva o nome de um histórico mineiro chegou a ser fechado devido ao mau tempo. O Juscelino Kubitschek, em Brasília, selou as portas no início da manhã do sábado e só após às 9h voltou ao normal. Quem passou por situação parecida foi Tom Hanks, em O Terminal, longa lançado em 2004.

Ao contrário da vida real, Viktor Navorski, personagem de Hanks, esteve preso no aeroporto por causa de um golpe ocorrido no país de origem dele. Por causa disso, seu passaporte perdeu a validade. Navorski fica preso no Terminal Internacional John F. Kennedy. Viktor tem que viver por nove meses em um aeroporto em construção. Após fazer amizades com grande parte dos funcionários do local, ele se envolve com uma bela comissária de bordo, vivida por Catherine Zeta-Jones. O tempo todo ele não pode sair do lugar e é vigiado por um chefe de segurança.

Outro filme que também fala sobre a rotina de pessoas em aeroporto é o elogiado Amor Sem Escalas, protagonizado por George Clooney e Vera Farmiga. O romance, com elementos de drama, aborda sobre um executivo cujo trabalho é demitir funcionários. De um país para outro ele começa a questionar os valores que têm defendido ao longo da vida e se apaixona por uma misteriosa empresária. O longa foi indicado ao Oscar de Melhor Filme; Melhor Diretor, para Jason Reitman; Melhor Ator, para George Clooney; Melhor Atriz Coadjuvante, para Vera Farmiga; Melhor Atriz Coadjuvante, para Anna Kendrick; e Melhor Roteiro Adaptado.

Como os longas O Terminal e Amor Sem Escalas mostram, nem só de ficção vive a arte.

Eis o trailer de O Terminal...

E de Amor Sem Escalas

—————

Voltar


Tópico: Voos atrasados no cinema e em Minas Gerais

Não foram encontrados comentários.