28-06-2011 00:52

Higiene que dói no bolso

Produtores de queijo da Zona da Mata mineira protestam contra altos preços para regularizar o negócio

Lucas Alvarenga

Deputado estadual Antônio Carlos Arantes, à esquerda. Crédito: Willian Dias/ ALMG

A produtora rural de Inhapim, Rita de Cássia, desistiu de conseguir a habilitação sanitária para fabricar seu queijo. Diante de um investimento de R$ 50 mil reais, calculado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o negócio se tornou inviável.

A falta de recursos financeiros e técnicos, além das restrições impostas pelos órgãos de vigilância sanitária para a comercialização de queijos e outros produtos artesanais, foram os motivos para que a Câmara Municipal de Ipatinga recebesse uma audiência pública, convocada pelas comissões de Política Agropecuária e Agroindustrial, de Assuntos Municipais e Regionalização e do Trabalho, da Previdência e da Ação Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Em pouco tempo, as queixas brotavam do salão. O representante da Associação dos Feirantes de Ipatinga, Jonhson Werley de Assis, alegou que até as sacolas usadas pelos produtores foram vetadas, mesmo após a comprovação de que estão de acordo com as normas de higiene. Moradores de Mesquita, interior de Minas, endossam o coro. Afinal, já perderam dinheiro com restrições à produção de cachaça no município.

Em meio à discussão, o deputado Antônio Carlos Arantes (PSC), admitiu, como produtor rural que é, as dificuldades para estar de acordo com a lei. Enquanto o parlamentar e outros não efetivam saídas para resolver o problema, a situação e uma visão equivocada sobre o trabalho das autoridades sanitárias perduram. "Se a Vigilância não atua, está sendo omissa; se atua, é mal compreendida", garantiu Sílvia Regina Gallo Araújo Lima, coordenadora de Vigilância Sanitária da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano.

As discussões seguirão para a Assembleia. Já os produtores... Ah! Estes seguirão com os bolsos limpinhos.

Fonte: Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e redação

—————

Voltar


Tópico: Higiene que dói no bolso

Não foram encontrados comentários.