09-06-2011 11:16

Arroba, a batata gigante e as cifras dos batatais de Minas

IBGE aponta crescimento na produção de batata doce no estado, sobretudo em Fernandes Tourinho, região leste de Minas, onde o crescimento é literal

Kátia Brito

Imagem: Jornal Hoje em Dia

Se ano passado foram colhidas 38 mil toneladas de batatas-doce, este número se deve, principalmente, às cidades de Patrocínio, Guimarânia, Caldas, Andradas e Cruzeiro da Fortaleza. Juntos, estes municípios colaboraram para o desenvolvimento da “docinha”, elevando a renda de produtores e dando novas perspectivas para os pequenos agricultores da região.

Enquanto a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG) celebra as verdinhas que circulam graças a doce batata doce, os olhos de 3.033 habitantes de Fernandes Tourinho ficaram arregalados ao ver o tamanho do Sweet tuber que nasceu no terreiro do vizinho.

Batizada de arroba, por causa de seu peso de 12 kg, a descoberta do agricultor Sandro Romão parou a cidade que quis ver, pegar, e, é claro, provar a doçura do "batatão". Se Minas Gerais continuar nesta toada, pode ser que tenha quem queira pegar um lote do senhor Romão para ter batata para dar e vender.

Fonte: Agência Minas

—————

Voltar


Tópico: Arroba, a batata gigante e as cifras dos batatais de Minas

Não foram encontrados comentários.